LOADING

Type to search

Share

O Brasil e o Irã vão intensificar as relações com o objetivo de ampliar a presença iraniana na América Latina e a brasileira na Ásia Central[1]. Na abertura do Seminário Empresarial BrasilIrã[1], dia 26 de outubro, em Teerã, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC), Armando Monteiro, afirmou que a relação entre os dois países se apoia na construção de uma parceria estratégica. Ele declarou: “O relançamento das nossas relações, que nessa visita queremos consolidar, se apoia não apenas na restrita visão do comércio ou dos investimentos, mas sobretudo na construção de uma parceria estratégica e mutuamente benéfica, que possa se traduzir no fortalecimento de nossas economias e no crescente bem-estar dos nossos povos[1].

Até hoje, dia 28 de outubro, o Ministro brasileiro lidera uma Missão Comercial ao Irã com o objetivo de discutir caminhos para a ampliação do comércio bilateral e oportunidades de investimentos recíprocos[2]. A Missão Empresarial ao Irã é promovida no contexto do Acordo Nuclear que permitirá o fim das sanções econômicas impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), abrindo novas oportunidades comerciais para o país[2].

Vislumbram-se parcerias no setor de alimentos, energia, industrial, mineração, infraestrutura., serviços e, ainda, no campo da cooperação científica e do intercâmbio tecnológico. Nas áreas de petróleo, gás e petroquímica, as possibilidades de cooperação entre o Brasil e o Irã também parecem promissoras, de acordo com o MDIC[1].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/10/monteiro-relacoes-brasil-ira-se-apoiam-na-construcao-de-uma-parceria-estrategica/@@nitf_custom_galleria

———————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5&noticia=14134

[2] Ver:

http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=5&noticia=14133

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.