LOADING

Type to search

Brasil e os “Países Africanos de Língua Portuguesa” vão cooperar para a produção de biocombustíveis na África

Share

Em um encontro em Pretória, “África do Sul”, que reuniu 55 especialistas de 19 países para tratar sobre as mais recentes tecnologias na área de biocombustíveis, foi anunciado que o Brasil e os “Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa” (PALOP) reforçarão a colaboração tecnológica na produção de biocombustíveis. Esta parceria iniciará com um curso relacionado ao tema.

 

Eduardo Falabella, especialista brasileiro membro do “Comitê Científico” do “Centro Internacional para Ciência e Alta Tecnologia” da “Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial” (UNIDO), declarou a “Rádio ONU”* que a língua portuguesa pode gerar uma intimidade imbatível com vistas a aumentar a produção de biocombustíveis nos países falantes do português na África.

Não há necessidade de se reinventar a roda. O Brasil já tem uma tradição em biocombustíveis, somos todos de língua portuguesa, o que a mim me dá muito orgulho. Isso gera uma intimidade nas relações que é imbatível. Então, essa é a ideia que, inclusive, nós estamos aqui: a de começar primeiro a gerar uma série de cursos de informação sobre biocombustíveis”*, explicou Falabella.

No início do ano que vem deverá ocorrer em Moçambique o primeiro curso de “biocombustíveis da segunda geração” para países de língua portuguesa. A partir desse curso há a possibilidade de ser assinado um “Convênio de Colaboração Tecnológica” com a “Universidade Federal do Rio de Janeiro”, com Universidades de Angola, Universidades de Moçambique e com entidades governamentais.

Falabella, que também é consultor da Petrobrás,  integra um painel internacional responsável pelo curso sobre as mais recentes tecnologias na área de biocombustíveis na capital sul-africana.

———————————————

Fonte Consultada:

* Ver:

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2012/07/portugues-cria-intimidade-imbativel-para-produzir-mais-biocombustiveis/

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

2 Comments

  1. CARLOS 15 de agosto de 2016

    QUAL PREÇO DA ASSINATURA

    Responder
    1. ceiri 15 de agosto de 2016

      Olá Carlos, atualmente nosso conteúdo é 100% livre para acesso. Em breve vamos ter conteúdos exclusivos para assinantes. Se tiveres alguma sugestão pode entrar em contato conosco. Obrigado!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!