LOADING

Type to search

Brasil é sede de evento sobre defesa e segurança marítimas na CPLP

Share

O Brasil abrirá hoje, 8 de maio, o “III Simpósio das Marinhas da ‘Comunidade dos Países de Língua Portuguesa’(CPLP)”*, o principal Fórum sobre segurança nos mares entre as Marinhas e “Guardas Costeiras” de língua portuguesa.

 

Organizado pela “Marinha do Brasil”, o Evento inicia nesta terça-feira, 8 de maio, e termina na quinta-feira, dia 10 de maio, na “Escola de Guerra Naval” (EGN), Rio de Janeiro.
O Simpósio contará palestras apresentadas pelos chefes das delegações de cada país da comunidade e proporcionará debates sobre a “Garantia da defesa e segurança marítimas, em âmbito nacional, regional e global. A cooperação entre as Marinhas para o monitoramento e o controle do tráfego marítimo nas águas jurisdicionais dos países”.

De acordo com o site oficial do Evento*, este Simpósio tem por objetivo aproximar as “Marinhas de Guerra” dos países da CPLP; promover o intercâmbio de informações; e fortalecer os laços de amizade e solidariedade.

Esta atividade ocorre no âmbito do “Protocolo de Cooperação da CPLP no Domínio da Defesa”, assinado em setembro de 2006, que tem como “Objetivo Geral”: “promover e facilitar a cooperação entre os Estados Membros no domínio da 
Defesa, através da sistematização e clarificação das ações a empreender”**.

————————— 

Fontes Consultadas:

*Ver:

https://www.cplp.mar.mil.br/index.php/2012-10-10-20-40-47/informacoes-gerais

**Ver:

http://www.cplp.org/id-391.aspx


Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.