LOADING

Type to search

Brasil estuda sua entrada na rede que auxilia PME’s a atuarem no mercado europeu

Share

Durante o evento que encerrou o “Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras” (PAIIPME), em Brasília, no dia 14 de junho, o chefe de gabinete da “Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior” (MDIC), Carlos Cristo, anunciou que, possivelmente, o próximo passo da cooperação entre o Brasil e a “União Européia” (UE) será a entrada do Brasil na “Enterprise Europe Network” (rede que auxilia pequenas e médias empresas a atuarem no mercado europeu).

 

Com orçamento total de 44 milhões de euros e sob execução da “Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial” (ABDI), o PAIIPME beneficiou mais de 2.500 pequenas e médias empresas, capacitou 6.700 profissionais em exportação e internacionalização e gerou 70 parcerias entre organizações brasileiras e européias, sendo cinco “joint ventures”.

O diretor da ABDI, Clayton Campanhola, declarou que os desafios das pequenas e médias empresas brasileiras passam por uma série de questões, como inovação tecnológica e em negócios, tecnologia industrial básica, transferência de conhecimento, além de metrologia e certificação. “É interessante estudarmos a proposta do Enterprise Europe Network como mais uma oportunidade de superação de obstáculos nesses quesitos”, afirmou.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!