LOADING

Type to search

Brasil inaugura sede da cooperação no Haiti com homenagem a Zilda Arns

Share

O “Ministério da Saúde” inaugurou* no dia 18 de julho, em Porto Príncipe, capital do Haiti, o “Espaço de Saúde Zilda Arns”, como homenagem à médica pediatra e sanitarista brasileira que se dedicou, entre outras causas, à melhoria das condições de saúde no Haiti, e morreu durante o terremoto que atingiu o país em 2010.

 

O “Espaço de Saúde Zilda Arns” vem abrigando as reuniões das equipes técnicas do “Ministério da Saúde”, da FIOCRUZ e das “Universidades Federais” do “Rio Grande do Sul” e de “Santa Catarina” que atuam permanentemente no país caribenho. As atividades fazem parte da cooperação em saúde firmada entre os governos do Brasil, do Haiti e de Cuba que promove diversas ações no sentido de fortalecer o sistema de saúde haitiano.

O auxílio brasileiro ao Haiti utiliza recursos extraordinários do “Ministério da Saúde”, aprovados pelo “Congresso Nacional” em 2010, conforme a “Lei 12.239”, para operações de assistência especial no exterior e assistência humanitária ao Haiti em iniciativas voltadas para a saúde.

O Projetopossibilitou a reforma e reconstrução de dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica, que estão sendo equipados e estarão em funcionamento nos próximos meses. Além disso, serão construídos também três hospitais de referência – que vão atuar de forma articulada com a rede de “Atenção Primária” do país –, e um centro de assistência à pessoa com deficiência.

O “Projeto Haiti” realiza também a formação de profissionais para atuação em diversas áreas da saúde – agentes comunitários de saúde polivalentes, auxiliares de enfermagem e agentes sanitários. Já foram formados 58 agentes comunitários de saúde e, no mês passado, seis novas turmas foram abertas que, juntas, vão formar 180 novos profissionais para atuar nas regiões de Carrefour, “Bon Repos” e Beudet, região metropolitana de “Porto Príncipe”, capital do Haiti.

Em parceria com Cuba e Haiti, o Brasil desenvolveu o currículo dos cursos e realizou treinamentos para a formação de professores.

————————————————

Fonte Consultada:

* Ver:

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/6195/162/brasil-inaugura-sede-da-cooperacao-no-haiti.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!