LOADING

Type to search

Bruxelas critica as políticas de Ancara após as eleições

Share

No relatório anual sobre os progressos do país rumo à adesão à UE, a União Europeia (UE) denunciou uma “tendência negativa[1] para o estado de direito na Turquia e “graves retrocessos[1] na liberdade de expressão[1], destacando a “tendência geral negativa para o respeito do estado de direito e dos direitos fundamentais[2], conforme aponta a Comissão Europeia, em comunicado, no momento em que a UE está negociando com Ancara formas para melhorar a cooperação na crise migratória. “Após vários anos de progresso sobre a liberdade de expressão, foram observados graves recuos nos últimos dois anos[2], afirmou o Executivo de Bruxelas, que, no entanto, se congratula com o esforço representado no acolhimento de dois milhões de refugiados sírios e iraquianos na Turquia[2].

A Comissão Europeia estima que o novo Governo, formado após as eleições antecipadas de 1º de novembro, e ganhas pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento (em turco: Adalet ve Kalkınma Partisi, ou AKP), responderá às prioridades urgentes. Os dados constam de um relatório que deveria ter sido publicado na primeira quinzena de outubro[3], contudo, a publicação foi adiada devido às eleições que ocorreram no país, trazendo como resultado que o partido islâmico-conservador do presidente Recep Erdogan encontrou uma maioria absoluta no Parlamento. Deve-se destacar que Bruxelas tenta persuadir as autoridades turcas a fazer mais para conter o fluxo de migrantes que saem todos os dias das costas da Turquia para atingir o contingente europeu pela ilhas gregas no Mar Egeu[4].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://www.eubusiness.com/news-eu/turkey-politics.1532/image/image_view_fullscreen

———————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.eubusiness.com/news-eu/turkey-politics.1532

[2] Ver:

http://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/refugee-crisis-eu-report-on-turkeys-membership-contains-muted-criticism-as-it-seeks-nation-s-co-a6729341.html

[3] Ver:

http://www.wsj.com/articles/eu-criticizes-turkey-for-backsliding-on-judicial-independence-media-freedoms-1447142972

[4] Ver:

http://www.reuters.com/article/2015/11/10/us-eu-turkey-idUSKCN0SZ0SA20151110

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!