LOADING

Type to search

Cabo Verde nega a instalação de Centro Internacional de Defesa

Share

No decorrer do mês de fevereiro de 2018, foi divulgada pela imprensa cabo-verdiana a intenção do Governo na execução de um projeto para a instalação de um Centro Internacional voltado para o treinamento das Forças Militares do continente africano, tendo em consideração as novas dinâmicas de segurança e a cooperação no âmbito de Defesa, denominada de  Orbit Training Center.

Logo da Agência Cabo Verde TradeInvest

O Centro tem como proposta a instrução das Forças Armadas em diferentes módulos, desde combates armados em espaços abertos até mesmo abordagens aos crimes cibernéticos. Outra atribuição do Orbit Training Center é a capacidade de abrigar estudantes de todas as Forças de Segurança dos Estados africanos e profissionais vinculados as Organizações Internacionais, tais como os membros das Operações de paz das Nações Unidas, Interpol, União Africana, entre outros.

Entretanto, o Governo do arquipélago fez pronunciamento sobre as informações divulgadas. Neste comunicado foi esclarecido que tais notícias tinham uma natureza estritamente especulativa e que não houve a autorização para a instalação do Orbit Training Center. Por outro lado, a intenção da implantação da plataforma de treinamentos foi exposta à Cabo Verde TradeInvest, que é a Agência Pública para a Promoção de Investimentos e Exportação do país. Neste sentido, foi comunicado que não ocorreu uma decisão entre o Governo e a Cabo Verde TradeInvest sobre a proposta apresentada.

Logo Governo de Cabo Verde

Cabe salientar que o projeto de investimento externo para a construção e gestão deste Centro Internacional considera o caráter estratégico do território cabo-verdiano, de característica insular, assim como a sua estabilidade e segurança doméstica

A busca governamental em elucidar sobre a especulação gerada pela mídia surgiu em decorrência da repercussão em setores da sociedade que consideraram que o investimento poderia gerar instabilidade, tal como a atração de grupos terroristas. A receio relacionado à possibilidade da atuação destes grupos é presente na sociedade cabo-verdiana, assim como no continente como um todo, tendo em consideração que este é um fenômeno em expansão.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Localização de Cabo Verde” (Fonte):

https://antoniocv.files.wordpress.com/2015/09/cabo-verde.png

Imagem 2 Logo da Agência Cabo Verde TradeInvest” (Fonte):

https://cvtradeinvest.com/wp-content/uploads/2017/03/logo_cvti.png

Imagem 3 Logo Governo de Cabo Verde” (Fonte):

https://1.bp.blogspot.com/-ZoTRUIDomMA/WlcOeQvf2RI/AAAAAAACmtA/fxTj5mGpqS8kizIcWMyWcoEPDYxNf7CHwCLcBGAs/s1600/Gov-de-Cabo-Verde.png.jpg

Lauriane Aguirre - Colaboradora Voluntária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.