LOADING

Type to search

“Câmara dos Deputados” debate o reconhecimento pelo Brasil a “República Árabe Saarauí”

Share

No dia 10 de abril, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da “Câmara dos Deputados do Brasil debateu o processo de independência e reconhecimento do território do “Saara Ocidental”.

 

A presidente da Comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), recebeu um grupo de mulheres saarauís para discutir, ainda, a situação humanitária e política do território. A comitiva visitou o Parlamento brasileiro para pedir o apoio de autoridades brasileiras no processo de independência.

Na ocasião, a Deputada defendeu a criação de um “grupo parlamentar de amizade” pela libertação do “Saara Ocidental”. A Deputada ressaltou também que os Deputados estão empenhados em colaborar para o processo de paz.

Não escolhemos a guerra. Estamos esperando há mais de 20 anos por esse processo de independência. Estamos expostos a uma violência diária e queremos a linha pacífica. Precisamos do apoio da ONU e do mundo para conquistar nossa liberdade”*, defendeu a presidente da “União Nacional das Mulheres Saarauí” (UNMS), Fatma Mehdi.

O grupo ressaltou ainda que mais de 80 países já reconheceram a independência da “República Árabe Saarauí” com exceção do Brasil, único na América do Sul. Atualmente, os Saarauí constituem um povo sem território e os acampamentos de refugiados no “Deserto do Saara”, no sudoeste da Argélia, reúnem mais de 200 mil pessoas.

———————-

Fonte Consultada

* Ver:

http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/noticias/parlamentares-vao-apoiar-a-criacao-de-grupo-parlamentar-de-amizade-para-saara-ocidental

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!