LOADING

Type to search

“Câmara dos Deputados” do Brasil aprova projeto para o envio de militares brasileiros à força da ONU no Líbano

Share

O Plenário da “Câmara dos Deputados” aprovou ontem, 27 de setembro, um projeto autorizando o envio de 300 militares brasileiros para integrar a “Força Interina das Nações Unidas no Líbano” (UNIFIL, sigla em inglês), cuja “Força-Tarefa Marítima” (FTM) é comandada por um militar do Brasil.

 

A decisão da Câmara tem como base uma mensagem encaminhada pelo Executivo na qual os ministros de “Relações Exteriores”, Antonio Patriota, e da Defesa, Celso Amorim, argumentam que o envio dos equipamentos e de militares “reforçaria a liderança brasileira no ambiente marítimo da Unifil”* e “daria suporte e autonomia ao comandante da missão”*, o almirante brasileiro Luiz Henrique Caroli. A mensagem, transformada no “Projeto de Decreto Legislativo 443/11”, será agora enviada para votação no Senado.

De acordo com nota publicada pela “Agência Câmara”, atualmente, a UNIFIL conta com a participação de 35 países, incluído o Brasil, e mobiliza cerca de 12 mil militares e policiais, além de mil funcionários civis. O orçamento anual da missão é de 545 milhões de dólares (cerca de R$ 900 milhões).

————-

*Ver:

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/RELACOES-EXTERIORES/203194-CAMARA-APROVA-REFORCO-DO-BRASIL-A-MISSAO-DA-ONU-NO-LIBANO.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!