LOADING

Type to search

“Com o mundo cada vez mais globalizado, dentro da Campus Party existe a possibilidade de ver de forma privilegiada aspectos da mecânica da globalização, em um dos seus principais pontos, a difusão de informações (...)”

Fabricio Bomjardim
Share

No final da década de 1990, dezenas de espanhóis se reuniram na cidade de Valência, realizando uma Lan Party, episódio onde reuniram dezenas de amantes da tecnologia com seus computadores e outros equipamentos do gênero. Esse encontro veio a se tornar a Campus Party, que se transformou em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, e apresenta o Brasil como o primeiro país a realizá-lo, além da Espanha.

SAO PAULO, SP – 30.01.2018 – CAMPUS-PARTY – Vista da Campus Party em seu primeiro dia de evento na manhã desta terça-feira (30) no centro de exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo.
(Foto: Fabricio Bomjardim)

A Campus chegou no Brasil em 2008, tendo o município de São Paulo* como a sua sede. São Paulo é a maior cidade país** e concentra o maior volume de turismo de negócios e tecnologia da América Latina. Nesta semana da Campus Party (agora, entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro), alguns milhares de brasileiros e cidadãos de outros países visitarão a Capital paulistana para participar do evento, o qual está dentro do calendário turístico municipal e sua permanência vem sendo defendida com todos os recursos possíveis, a fim de manter a cidade como uma referência cultural do Brasil, ressaltando-se ainda que, atualmente, a Capital paulistana é a que mais concentra eventos geeks*** e de tecnologia da América do Sul.

Embora aparente ser um evento voltado apenas para a comunidade geek***, a Campus vai além, pois promove outro tipo de Relações Internacionais, fora dos tradicionais campos de diplomacia ou segurança, realizando a troca de tecnologias e desenvolvimento criativo, e propiciando cooperação.

Como vem sendo observado in loco, em eventos como este é ressaltado o potencial criativo de brasileiros e de outros sul-americanos, além de ficar perceptível a falta de recursos para permitir que a criatividade existente possa ser colocada em prática, bem como perceptíveis as falhas institucionais, como a demora para a liberação de patentes no Brasil.

A cada duas mesas com jovens geeks e seus computadores poderosos em acessórios e hardwares, um gênio pode estar criando programas de computador e jogos eletrônicos, os quais, muitas vezes, não saem do Centro de Exposições do Anhembi, lugar em que está ocorrendo.

O objetivo deste evento é promover a tecnologia ao público comum; a interação entre jovens, engenheiros e programadores; a inovação e o empreendedorismo em geral. Por isso, o acontecimento vem atraindo cada vez mais empresas e visitantes, tendo uma área aberta gratuita ao público geral e outra destinada apenas para os que ali estão acampados e tem acesso a palestras exclusivas, com grandes nomes internacionais da tecnologia.

SAO PAULO, SP – 30.01.2018 – CAMPUS-PARTY – Vista da Campus Party em seu primeiro dia de evento na manhã desta terça-feira (30) no centro de exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo.
(Foto: Fabricio Bomjardim)

A cada ano o intento está sendo mais concretizado, ocorrendo a presença da imprensa internacional e a divulgação de toda a tecnologia empregada no evento. Por isso, ele se torna uma grande vitrine e um laboratório para importantes testes, como o da Telebrás e o Use Telecom, com internet de 40GBps, ultrarrápida, e o da Ford Motors, que além de expor seus veículos com tecnologia de ponta, abre portas para os jovens geeks locais exporem suas ideias e opiniões acerca da atual tecnologia automotiva existente. É um espaço que está se tornando num importante brainstorming, com grande potencial no futuro global.

O CEIRI e o CEIRI NEWSPAPER (CNP) estão presentes nesse relevante evento, acompanhando o que de mais importante acontece. O portal CNP é um dos maiores portais independentes exclusivamente de Relações Internacionais do país e existe a consciência de que as relações internacionais vão além da política internacional, sendo esta uma de suas dimensões, não se reduzindo a ela. Além disso, o próprio portal faz parte deste universo tecnológico, utilizando da tecnologia voltada para a difusão da informação através da web.

Com o mundo cada vez mais globalizado, dentro da Campus Party existe a possibilidade de ver de forma privilegiada aspectos da mecânica da globalização, em um dos seus principais pontos, a difusão de informações, além de poder ser observado de perto a atuação desses engenheiros que fazem evoluir os principais meios tecnológicos para a comunicação global.

———————————————————————————————–                     

Nota:

* A cidade de São Paulo é a capital do Estado de São Paulo, uma das unidades federativas do Brasil.

** Segundo o último censo (2010), apresenta a população de 11.253.503 e tem a estimativa populacional para 2017 de 12.106.920 habitantes.

** Gíria inglesa que se refere a fãs de tecnologia.

———————————————————————————————–                     

Fontes das Imagens:                                                                                                                

Imagem 1 Foto em perspectiva próxima das barracas” (Fonte – Fabrício Bomjardim):

Fotografias realizadas pelo autor no local

Imagem 2 Foto em perspectiva de média distância das barracas” (Fonte – Fabrício Bomjardim):

Fotografias realizadas pelo autor no local

Imagem 3 Foto em perspectiva de longa distância das barracas” (Fonte – Fabrício Bomjardim):

Fotografias realizadas pelo autor no local

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!