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Canadá retira sanções contra dois Bancos russos

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No início deste ano (2014), o Governo do Canadá promulgou sanções contra instituições financeiras da Rússia, em retaliação à anexação da Criméia. Na lista de vinte e nove (29) a serem sancionadas estavam os Bancos Expobank e Rosenergobank[1][2]. Recentemente (em 18 de setembro), o Governo canadense retrocedeu na sua decisão contra estes dois Bancos, alegando “que eles estão distantes dos acontecimentos de agressão russa à Ucrânia[3].

Apesar dos elementos positivos da ação, a retirada destas duas Instituições Bancárias da lista de sanções contra a Rússia faz muitos analistas identificarem vários fatores de insegurança com relação à parceria já existente entre as atividades financeiras russo-canadenses. Outros especialistas acrescentam que é preciso entender o contexto no qual estes Bancos estão inseridos, em função do identificado lobby por parte dos Bancos para que fosse feita a defesa de seus interesses junto às autoridades canadenses.

O Rosenergobank, por exemplo, em uma nota oficial de seu site, expressou agradecimento a algumas empresas de advocacia especializadas em lobby pela colaboração junto às autoridades canadenses[4]. No caso do Expobank, este teve um lobista canadense contratado para defesa de seus interesses. Ele estava registrado no serviço de regulação do lobby como representante direto do Expobank, tendo isso ocorrido apenas quatro meses depois das sanções serem anunciadas[5].

Nesse sentido, a questão se insere no entendimento da medida real em que a retirada das sanções contra os dois Bancos é resultado apenas das relações individuais das entidades, produzidas pelos trabalhos desses assessores, sem, por isso, alterar a condição de esfriamento das relações financeiras entre os dois países, bem como a postura que o Canadá tem adotado contra a Federação Russa.

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Imagem (Fonte):

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Canada_and_Russia.svg

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[1] VerSpecial Economic Measures (Russia) Regulations SOR/2014-58” (Registrado em 17 de março de 2014):

http://laws.justice.gc.ca/eng/regulations/SOR-2014-58/FullText.html

[2] VerRegulations Amending the Special Economic Measures (Russia) Regulations SOR/2014-98” (Publicado em 28 de abril de 2014):

http://gazette.gc.ca/rp-pr/p2/2014/2014-05-07/html/sor-dors98-eng.php

[3] VerCanada Quietly Removes 2 Russian Banks ‘Mistakenly’ on Sanctions List” (Publicado em 19 de setembro de 2014):

http://www.themoscowtimes.com/business/article/canada-quietly-removes-2-russian-banks-mistakenly-on-sanctions-list/507401.html

[4] VerCanada Removed the Name of Rosenergobank from the Sanctions List” (Publicado em 23/09/2014):

http://www.rosenergobank.ru/en/about/press-center/news/canada-removed-the-name-of-rosenergobank-from-the-/

[5] VerExpobank, LLC / JOHN BOSCARIOL, Consultant” (Publicado em 11/07/2014):

https://www.ic.gc.ca/app/secure/orl/lrrs/do/vwRg;jsessionid=0001YrInJVxO-ePAymHann77T8H:-1GH1OQI?cno=335546&regId=820068

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

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