LOADING

Type to search

Catalunha marcha por sua independência

Share

Ontem, dia 11 de setembro, a “Assembleia Nacional Catalã” (ANC) reuniu mais de milhão de pessoas nas ruas de Barcelona com a proposta “Catalunha: o novo Estado europeu”*, em uma manifestação para a independência catalã em relação à Espanha

De acordo com a “Folha de São Paulo”*, participaram da manifestação aproximadamente um milhão e meio de pessoas, que acusavam o Estado espanhol de arrastar a região à crise a partir de um sistema fiscal considerado injusto.

 

A marcha realizada este ano teve como principal motivo a crise que fez com que a Catalunha pedisse um resgate de 5,023 bilhões de euros ao Governo central. A população catalã considera que a sua região é motor econômico da Espanha e os impostos pagos pelos seus cidadãos acabam sendo investidos em Madri.

A Catalunha teve um déficit público de 3,9% em 2011, tornando-se a região mais endividada do país, com 42 bilhões de euros de dívida pública, ou seja, 21% de seu “Produto Interno Bruto” (PIB).

—————————————————-

Imagem:

Parlamento da Catalunha, situado no Parque da Cidadela, Barcelona (Wikipédia)

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1151773-mais-de-1-milhao-marcham-pela-independencia-da-catalunha.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!