LOADING

Type to search

[:pt]Cessar fogo na América Latina: Governo colombiano e Farc selam Acordo de Paz[:]

Share

[:pt]

O terror provocado pelos guerrilheiros das Farc entre os cidadãos colombianos está perto de chegar ao fim. Proximamente, será assinado um Acordo de Paz em definitivo e, conforme apontam especialistas, ele haverá de encerrar o conflito armado que se arrasta por mais de cinquenta anos e deixou milhares de mortos, com milhões de pessoas deslocadas, desalojadas e desabrigadas em todo o país.

Sem dúvida, é um grande momento histórico que está sendo comemorado em toda a América Latina. O resultado se deu por meio de quatro anos de diálogo, ocorrido em Havana, capital Cubana, e foi intermediado pelo Embaixador cubano Rodolfo Benítez, que serviu de mediador e porta-voz das negociações.

O presidente colombiano Juan Manoel Santos comemorou: “inicia-se o fim do sofrimento na Colômbia; as Farcs deixam de existir e se convertem em um movimento político”. Do outro lado, o número dois da guerrilha, Luciano Marín, também conhecido como Iván Marquez, celebrou: “Creio que ganhamos a mais bonita de todas as batalhas, a da paz da Colômbia”.

Acredita-se que o cenário político que será visto na Colômbia a partir de outubro é o debate de ideias, já que, conforme assegurou o Presidente colombiano, as Farc, então convertidas em movimento político, terão uma participação mínima assegurada no Congresso. Para tanto, o presidente Juan Manoel Santos afirmou: “para que a paz seja duradoura, devemos garantir que os guerrilheiros se reincorporem a vida civil e legal de nosso país”.

Apesar de ser um momento de celebração e alívio a ser comemorado em toda a América, mas, sobretudo na Colômbia, vale destacar que este é o primeiro grande passo, pois outros grupos armados ainda estão ativos na Colômbia, como o Exército de Libertação Nacional (ELN), além de alguns grupos do crime organizado dedicados ao tráfico de drogas e à mineração ilegal.

Independentemente disso, a Colômbia tem muito a celebrar, pois estará pondo fim a embates sangrentos que foram travados ao longo da sua histórica, os quais destruíram o país, dizimaram milhares de vidas e colocaram a colômbia em péssimas condições econômicas, o que dificultou o seu desenvolvimento e equilíbrio social.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Darién_Gap

[:]

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!