LOADING

Type to search

Chávez anuncia que assinou com Dilma parceira em nível estratégico

Share

Após a reunião ocorrida entre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e a presidente do Brasil, Dilma Roussef,  o venezuelano anunciou que foi acordado entre os dois governantes o aumento das relações bilaterais entre ambos os países chegando a um nível estratégico. Para tanto foram assinados 11 Convênios.

Chávez tem ressaltado que Brasil e Venezuela são os pólos de liderança regional e devem conduzir a integração latino-americana reforçando os instrumentos políticos que dispõem, como o “Mercado Comum do Sul” (MERCOSUL), a “União das Nações Sulamericanas” (UNASUL) e a recente “Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos” (CELAC), estabelecendo conveniente andamento das instituições financeiras, coordenando os planejamentos estratégicos perante a região e dando apoios mútuos em setores políticos, diplomáticos e econômicos.
A presidente brasileira foi mais comedida e destacou a importância dos fatores econômicos, sem ir em detalhes nas questões do emparelhamento das agendas estratégicas, pois no limite, este é o objetivo de Hugo Chávez. Afirmou a brasileira: “Podemos construir uma integração de outro tipo, uma integração que seja produtiva, que nos leve ao crescimento das economias e de nossos povos e a um processo que não seja a exploração de um país por outro”*.
————–
Fonte:
* Ver:
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201112020431_EFE_80557529

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.