LOADING

Type to search

Chávez confirma participação da Venezuela na Cúpula das Américas

Share

Na última terça-feira, (21 de março) o presidente da VenezuelaHugo Chávez, disse que não irá mais boicotar a “Cúpula das Américas”, marcada para os dias 14 e 15 de abril, em Cartagena, na Colômbia, mas que a Cúpula deverá ser a última sem a presença de Cuba.

 

Apesar disso, ele defendeu que os países que compõem a “Aliança Bolivariana para as Américas” (Alba) não boicote a reunião. Afirmou:Essa será a última cúpula chamada ‘das Américas’ sem Cuba. A próxima não ocorrerá, pois nós não participaremos”*.

Chávez, que após passar em Cuba por uma cirurgia para a retirada de um novo tumor, voltou no último fim de semana para seu país e disse ter discutido a questão com os presidentes da Bolívia, da Nicarágua e do Equador – que fazem parte da Alba – e da Argentina e Brasil. Ele afirmou ainda que vai aproveitar o encontro para criticar a exclusão de Cuba do Evento, afirmando ser quase um consenso que o país teria que participar da cúpula.

Reforçou sua exigência declarando: “Será a última Cúpula das Américas sem Cuba. Não haverá novos encontros sem a participação de Cuba. (….). Em bom número, reivindicaremos a inclusão de Cuba no futuro**.

Em Brasília, o chanceler boliviano, David Choquehuanca se reuniu com o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, e deu sinais de que a Alba não irá boicotar a “Cúpula de Cartagena”. Declarou: “Ainda estamos discutindo isso. Não estamos em tempos de exclusão, mas de inclusão”**.

————-

Fontes:

* Ver:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/20631/chavez+confirma+participacao+em+cupula+das+americas.shtml

** Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,chavez-recua-em-boicote-a-cupula-das-americas-,851270,0.htm

Tags:
Jean Bortoleto - Colaborador Voluntário Júnior 2

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua no CEIRI NEWSPAPER como colaborador para assuntos da América Latina e com a geração de debates e ações sobre política, economia e meio ambiente em ONG's. Profissionalmente atua com internacionalização de empresas nos EUA.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!