LOADING

Type to search

Chile firma Acordo de Cooperação com JICA

Share

A “Direção de Obras Portuárias” (DOP) do “Ministério de Obras Públicas” do Chile assinou um Acordo de Cooperação com a “Agência de Cooperação Japonesa” (JICA) para trocar experiências sobre a construção de infraestrutura apta a proteger as costas marítimas de desastres como tsunamis. Além disso, deseja realizar preparação as populações localizadas nessas regiões para capacitá-las a reagir adequadamente em situações como a ocorrida no Japão, em Fukushima.

 

Serão feitos estudos com modelos matemáticos para avaliar os danos possíveis, bem como propor medidas de combate ao problema associados a um planejamento de preparação da população, diante das consequências do acontecimento simulado.

Segundo divulgado na mídia* participarão deste projeto de Cooperação instituições governamentais como o  “Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha” (Servicio Hidrográfico y Oceanográfico de la Armada / SHOA) e o “Escritório Nacional de Emergência” (Oficina Nacional de Emergencia / ONEMI), além de universidades e instituições de pesquisa como a “Universidade de Valparaíso” (Universidad de Valparaíso); a “Universidade do Chile” (Universidad de Chile); a “Universidade da Concepção” (Universidad de Concepción); a“Universidade Católica da Santíssima Concepção” (Universidad Católica de la Santísima Concepción);  a “Universidade de Frederico Santa Maria” (Universidad de Federico Santa María) e a “Pontifícia universidade Católica do Chile” (Pontificia Universidad Católica de Chile).

———————————

* Fonte:

http://www.mundomaritimo.cl/noticias/dop-firma-acuerdo-con-agencia-de-cooperacion-japonesa

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!