LOADING

Type to search

China: Aberta a sessão anual da “Assembleia Popular Nacional” (APN)

Share

Está aberta a sessão anual da “Assembleia Popular Nacional” chinesa, na cidade de Beijing. Analistas e a imprensa internacional estão atentos às notícias que preocupam investidores e especialistas em Economia e também em Defesa.

 

Para os especialistas econômicos e investidores em todas as partes do mundo é realmente preocupante a informação do primeiro-ministro chinês Wen Jiabao na APN de que a China definiu seu objetivo de crescimento do “Produto Interno Bruto” (PIB) para 7,5%, uma cifra muito abaixo das obtidas nos últimos anos.

A medida decorre de precauções geradas por de numa série de problemas existentes no cenário externo e interno que precisam ser observados e enfrentados, como a crise econômica internacional; a necessidade do controle da inflação, com o índice de preços do mercado interno, e a geração de empregos. 

Além de notícias econômicas, outra informação chamou a atenção dos observadores: houve aumento do orçamento militar, em 11,2%. Isto se deu após o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciar sua política de influencia na região da Ásia-Pacífico.

Mostrando o desconforto com o fato, o porta-voz do Parlamento chinês, Li Zhaoxing, afirmou: “Você pode ver que temos 1,3 bilhão de pessoas, um grande território e uma longa costa, mas nossos gastos de Defesa são pequenos se comparados aos de outros grandes países (…) O limitado poder militar da China tem o fim de preservar a soberania nacional, a segurança e a integridade do território”*.

Comparando o orçamento de Defesa dos EUA com o da China, Washington prevê um gasto de 525,4 bilhões de dólares para o ano fiscal de 2013, isso representa 5,1% menor do que o aprovado no ano fiscal deste ano (2012). Beijing vai utilizar 670,3 bilhões de yuans, cerca de 110 bilhões de dólares neste ano para o seu Exército, num aumento de 12,7% em relação ao ano de 2011, mantendo a tendência de crescentes investimentos no setor bélico, sempre na casa dos dois dígitos, ao longo dos últimos 20 anos.

———————-

Fontes:

* VerReuters”:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE82301120120304

Ver tambémGlobal Times”:

http://www.globaltimes.cn/NEWS/tabid/99/ID/698596/Highlights-Premier-Wens-government-work-report.aspx

Ver tambémCRI”:

http://portuguese.cri.cn/561/2012/03/05/1s147221.htm

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!