LOADING

Type to search

China adverte para venda dos “F-16” dos EUA para Taiwan

Share

Os Estados Unidos estão avaliando vender dos caças “F-16” para Taiwan. Um negócio bilionário, que tem por objetivo contribuir para sua economia e para a “segurança” do país asiático. Porém, a China advertiu sobre possíveis retaliações caso se concretize a negociação. “Se os EUA venderem a Taiwan os caças “F-16”, a reação da China terá um vigor inédito”, afirmou a edição do jornal nacionalista chinês, “Global Times”.

 

John Cornyn e outros representantes de Washington estiveram na ilha para estudar formas de modernizar a “Força Aérea” taiwanesa, transformando aviões de combate “F-16 A/B” para um modelo mais avançado e adotando novas armas.

O vice-presidente do “Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional”, Zhou Tienong, informou que o governo chinês se opõem a essa negociação e alertou que as relações sino-americanos podem sofrer com retaliações em um momento delicado da economia norte-americana.

———————–

Fontes:

Ver: “Rádio Taiwan Internacional

http://news.rti.org.tw/index_newsContent.aspx?nid=317765

Ver: “Rádio Internacional da China

http://portuguese.cri.cn/561/2011/09/18/1s140198.htm

Ver: “The Global Times

http://www.globaltimes.cn

Ver:  “Portal Vermelho

http://www.vermelho.org.br/mg/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=164180

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta