LOADING

Type to search

Share

O “Secretário de Defesa dos Estados Unidos”, Chuck Hagel, e seu homólogo chinês, Chang Wanquan, se reuniram na cidade de Beijing para discutir novos meios de fortalecer a “Cooperação Militar” na região da Ásia-Pacífico. O encontro ocorre no momento em que a região do leste e sudoeste asiático sofre com várias divergências e disputas territoriais.

Durante a visita da autoridade estadunidense e sua equipe, os chineses apresentaram um pouco mais de suas forças militares presentes em sua região costeira, com o objetivo de levar os EUA a entendê-las melhor, bem como para que percebam que os últimos avanços foram destinados à defesa de seu território e não com objetivo de fazer alguma ofensiva a qualquer país vizinho. Hagel focou os seus interesses na questão da “Coreia do Norte” e no “Mar Meridional da China”, onde o país disputa território com o Japão, principal aliado de Washington na região.

Para os norte-americanos, as “Ilhas Diayou” estão sobre administração japonesa e a China, como maior potência da região, deve ser mais responsável quando se refere a sua disputa com Tokyo. Ele acredita que sem uma maior abertura destas nações, além dos demais países que estão em disputas na região, a segurança em todo o continente estará fragilizada.

Atualmente, a China está se unindo com a “Coreia do Sul” para reivindicar territórios que lhes pertenciam antes da “Segunda Guerra Mundial”, antes da expansão do “Império do Japão”. Argumentos baseados em documentos e fatos históricos são as ferramentas sino-coreanas, mas essa ação conjunta ainda entrava quando Beijing realiza ações unilaterais mais ao sul do continente, as quais despertam o receio de outras nações sobre uma expansão militar chinesa para impor sua vontade. Espera-se que as ações conjuntas que discutem o caso de Pyongyang possam servir positivamente para outros temas na região e levem à diminuição das tensões.

——————————–

Fonte consultada:

Ver:

http://espanol.cntv.cn/2014/04/09/VIDE1397013846071440.shtml

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.