LOADING

Type to search

China e EUA iniciam disputa comercial na OMC

Share

Na última segunda-feira, 17 de setembro, os Estados Unidos e a China deflagraram dois processos de consultas formais no âmbito da “Organização Mundial do Comércio” (OMC), aumentando o ambiente de conflito comercial que cerca as relações bilaterais. Somente em 2012, cinco disputas foram iniciadas até o momento.

 

A China apresentou queixa contra as medidas compensatórias e anti-dumping aplicadas pelo país norte-americano que afetam as vendas de, por exemplo, papel, aço, pneus, equipamentos de cozinha, pisos de madeira, produtos químicos e eólicos.

Os Estados Unidos, por sua vez, questionam a concessão de subsídios e outros incentivos à exportação da indústria automobilística chinesa (automóveis e autopeças) que seriam proibidos.

Washington estaria reagindo ativamente em um momento de reta final das campanhas presidenciais, em que Obama sofre acusações do “Partido Republicano” de apatia frente à ofensiva chinesa.

——————————————–

Fonte Consultada:

* Ver:

http://www.valor.com.br/internacional/2833156/cresce-atrito-comercial-entre-washington-e-pequim

Tags:
Isabella Soares Curce - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!