LOADING

Type to search

China: importação de soja brasileira supera os 15 milhões de toneladas

Share

Importação de soja brasileira pela China atingiu 17,8 milhões de toneladas nos 7 primeiros meses deste ano (2012), assim apresentam os relatórios da balança comercial brasileira, cujos dado disponíveis e são confirmados pelos dados divulgados pela Alfândega da China.
A importação chinesa do produto brasileiro apresentou crescimento superior a 57% quando comparado ao mesmo período do ano passado (2011), superando a importação de soja dos Estados Unidos pela China, que apresentou um crescimento de apenas 1,77%, com 14,99 milhões de toneladas.

Brasil e EUA são os principais exportadores de soja para a China e os dois países alternam-se na primeira posição dos Top Exportadores do produto para os chineses. A alternância ocorre devido aos períodos de colheitas em território estadunidense e em terras brasileiras.
Indiferente de quem permaneça mais tempo como o maior exportador de soja para o país asiático, os números são positivos, pois o movimento de importação e exportação envolvendo tais Estados mantém setores da economia aquecida, sem, no entanto que isso  venha a ser somado a outros setores econômicos que estão sendo atingidos pela crise financeira européia.
—————————
Fonte:

Ver:
http://www.macauhub.com.mo/pt/2012/08/28/china-importou-17-milhoes-de-toneladas-de-soja-brasileira-de-janeiro-a-julho/
Consultar também:

http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=3385&refr=576

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.