LOADING

Type to search

China receberá autoridades russa e canadense para diálogo

Share

Entre os dias 18 e 24 deste mês de outubro, a China receberá visitas oficiais da Rússia e do Canadá. O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev e o Governador-Geral do Canadá, David Johnston, encontrar-se-ão com o presidente Xi Jinping e com o primeiro-ministro Li Keqiang a convite desses parceiros chineses.

A visita da autoridade russa já é comum, pois todo ano ocorre a “Reunião de Premiers China-Rússia” e, entre os dias 22 e 23, será realizada a sua 18a edição. Temas comuns ligados a segurança regional, segurança comercial e sobre a cooperação entre os dois países serão postos em pauta e o evento será aberto para a população e para internautas chineses que terão espaço para realizar perguntas direcionadas às autoridades.

Diferente da visita russa em solo chinês, o Canadá não tem laços de amizade tão intensas com Beijing e os recentes casos de espionagem denunciados, envolvendo os “Estados Unidos” e o Canadá, tornam o diálogo mais pragmático. Johnston tem por objetivo estreitar mais as relações bilaterais entre os dois países, relações que completam 43 anos e tem o país asiático como o maior parceiro comercial canadense.

Para os chineses, as duas visitas são vistas como significativamente importantes, mantendo a política chinesa de manter boas relações com as principais economias em todo o globo.

———————

Fontes consultadas:

Ver:

http://pm.gc.ca/eng/news/2013/10/09/pm-announces-governor-general-state-visits-china-and-mongolia

Ver:

http://portuguese.cri.cn/1721/2013/10/14/1s173651.htm

Ver:

http://portuguese.cri.cn/1721/2013/10/14/1s173656.htm

Enhanced by Zemanta
Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.