LOADING

Type to search

Share

Na última sexta-feira, dia 15 de junho, a “Organização Mundial do Comércio” (OMC) divulgou o Relatório sobre uma disputa comercial entre a China e os “Estados Unidos” que havia sido aberta no ano de 2010.

Naquele ano, os chineses decidiram cobrar impostos em medida “antidumping e antisubsídio” sobre o “Aço Elétrico” importado dos Estados Unidos. Na época, os norte-americanos decidiram recorrer a OMC e desde então as investigações caminharam em velocidade reduzida.

 

O Relatório da Organização apoiando a posição chinesa de cobrar os impostos sobre as importações estadunidenses foi motivo de aplausos no “Ministério do Comércio” da China, pois aquela foi a primeira vez que seu país havia iniciado uma investigação do gênero sobre produtos importados e isto trará histórico favorável para futuros embates em que estiver envolvida.

—————-

Fontes:

Ver:

http://portuguese.cri.cn/561/2012/06/16/1s152643.htm

Ver Relatório completo em:

http://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/cases_e/ds414_e.htm#bkmk414r

Também em:

http://www.wto.org/english/news_e/news12_e/414r_e.htm

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.