LOADING

Type to search

Clima de instabilidade na Croácia coloca cargo do Vice-Primeiro-Ministro em jogo

Share

Em pronunciamento realizado no último 27 de maio de 2016, sexta-feira, o presidente do partido MOST, Bozo Petrov, que exerce aliança com o Governo no Parlamento croata, afirmou que lançaria uma proposta à Casa para o impeachment do atual Vice-Primeiro-Ministro, Tomislav Kamarko (HDZ). Ainda na semana anterior, o principal partido da oposição, o Partido Social Democrata (SDP), em declaração de seu líder, Zoran Milanovic, também endossou a iniciativa de renúncia do mandato do vice-líder parlamentar.

A gênese do processo seria um envolvimento do político do HDZ em contratos com a empresa húngara de petróleo MOL, que, segundo afirmam, estariam “fora dos interesses da nação croata”. A Croácia tem buscado reerguer sua indústria petrolífera nos últimos anos, influenciando a empresa local INA, na qual a MOL obtém pouco menos de 50% do capital. Em 2014, o Governo do país entrou com pedido de arbitragem internacional contra a MOL, com o objetivo de cancelar um acordo de 2009, o qual permitia a ela assumir a gestão da INA.

No ano passado (2015), a Croácia ordenou um novo julgamento do ex-primeiro-ministro Ivo Sanader, que foi anteriormente condenado por aceitar suborno da MOL para permitir a aquisição de uma participação dominante na INA. Nas eleições gerais de 2015, a coalisão liderada pelo HDZ recebeu 59 assentos, enquanto a aliança liderada pelo SDP garantiu 56 lugares.

O MOST é um Partido recém-chegado à cena política e tem 19 deputados. Caso realmente o político do HDZ seja condenado pelas movimentações com a empresa petroleira, o seu partido pretende se retirar da coalisão governista.

———————————————————————————————–                    

Imagem (Fonte):

http://www.srpskacafe.com/wp-content/uploads/2016/04/karamarko.jpg

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta