LOADING

Type to search

CNI divulga “Avaliação das Exportações e Importações Brasileiras” dos últimos 12 meses

Share

Na semana passada, a “Confederação Nacional da Indústria” divulgou informações que estimam o estado das transações comerciais brasileiras durante o último ano. O estudo, chamado “Coeficientes de Abertura Comercial”, realizado em parceria com a “Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior” (Funcex), fornece dois dados: o “coeficiente de penetração de importações” e o “coeficiente de participação das exportações”.

Segundo a pesquisa, no período de um ano (encerrado em março de 2012) os importados tiveram a maior participação no mercado brasileiro de produtos industriais desde o início da série, em 1996, correspondendo à 22,2% das compras do consumidor final e da indústria, mesmo com a tendência de desvalorização cambial em relação ao dólar já observada nos primeiros meses de 2012.

De acordo com Marcelo Azevedo*, economista da CNI, isso se explica pela antecedência do fechamento de contratos de importação e pelo tempo de adaptação necessário à indústria para substituir importados por outros produtos.

Por sua vez, o índice que mede a importância das exportações para as indústrias (dividindo o valor das exportações de bens industrializados pelo da produção industrial) alcançou 18,1% no mesmo acumulado de 12 meses, 0,2% maior que o anterior porém abaixo do recorde histórico de 20,4%, em 2006**. O economista afirma ainda que a recente queda da taxa básica de juros pode refletir no valor do ano posterior, já que “juros mais baixos são essenciais para financiamento das exportações”*.

——————-

Fontes:

*Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1092181-participacao-de-importados-no-brasil-bate-recorde-diz-cni.shtml

**Ver:

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/cni-participacao-de-importados-no-mercado-bate-recorde  

——————-

Para acesso ao estudo:

http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF808081374D245F01375B2926C2023A.htm

 

Tags:
Isabella Soares Curce - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.