LOADING

Type to search

Tags:

Com aplicativo, Governo da Colômbia promove transparência no Sistema de Saúde

Share

Uma iniciativa do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação da Colômbia, em um convênio firmado com o Ministério da Saúde e Proteção Social do mesmo país, disponibilizou o aplicativo “Clic Salud” que permite aos cidadãos colombianos acessar gratuitamente informações, em tempo real, sobre o sistema de saúde do país. Entre as informações para acesso destaca-se a possibilidade de verificar os diversos preços para um mesmo medicamento desenvolvido por diferentes laboratórios, promovendo a transparência e a decisão consciente na hora da compra. 

Aplicativo Clic Salud

O aplicativo, já em funcionamento há um ano, é alimentado de forma colaborativa, ou seja, os próprios usuários enviam as informações e ainda podem avaliar os seguros de saúde, os hospitais, clínicas e laboratórios onde foram atendidos.

O Ministro de Tecnologia da Informação e Comunicação, David Luna, declarou que estão “posicionando a Colômbia como referência no uso e produção de dados abertos para um Governo mais transparente, e acreditamos que ‘Clic Salud’ será uma valiosa ferramenta para apoiar projetos importante como a digitalização de histórias clínicas”. Luna afirmou ainda que este aplicativo além de fortalecer o uso de dados abertos no país para conseguir um governo mais transparente e participativo, o ‘Clic Salud’ permitirá identificar os problemas mais recorrentes do sistema e desenhar políticas públicas mais assertivas”.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Um exemplo de imagem de divulgação do Aplicativo Clic Salud” (Fonte):

https://minsalud.gov.co/fotoscarrusel2016/clic-salud-streaming-may-2016.jpg

Imagem 2 Exemplo de imagem de divulgação do Aplicativo Clic Salud, apresentando mapa regional” (Fonte):

http://www.elcampesino.co/wp-content/uploads/2016/08/clicsalud.jpg

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.