LOADING

Type to search

Com apoio técnico de agências internacionais, Usina Solar foi inaugurada em Fernando de Noronha

Share

No dia 10 de julho[1], foi inaugurado no arquipélago Fernando de Noronha a Usina Solar Noronha II, fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, a Administração da Ilha e a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE). Ela foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com recursos da ordem de R$ 6,4 milhões.

A implantação das usinas do arquipélago tiveram apoio técnico de agências internacionais. O governo norte-americano, por meio a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), participou da primeira usina e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) contribuiu com as duas iniciativas. Para implantação dos projetos, foram realizados estudos de viabilidade técnica e econômica[2].

Recebidos pela Presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, e pelo Presidente da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), Antônio Carlos Sanches, compareceram à inauguração o Chefe de Gabinete do Governo de Pernambuco, Ruy Bezerra; o SecretárioExecutivo de Energia do Estado, Eduardo Azevedo Rodrigues; e o Administrador da Ilha de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Filho.

De acordo com nota publicada pela NEOENERGIA[3], com a inauguração da Usina Noronha II, a Ilha passa a ter 10% de seu consumo de energia cobertos pela fonte solar. Ao lado da usina Noronha I, inaugurada ano passado, Noronha II vai permitir a redução no consumo de 400 mil litros de óleo diesel por ano pela Usina Termelétrica Tubarão, que responde pelos outros 90% de abastecimento da Ilha.

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://www.neoenergia.com/Noticias/Documents/IMG_0188%20(2).jpg

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://noticias.ne10.uol.com.br/economia/noticia/2015/07/10/fernando-de-noronha-inaugura-segunda-usina-solar-nesta-sexta-555993.php

[2] Ver:

http://www.celpe.com.br/Noticias/Pages/Governo-de-Pernambuco-e-Celpe-inauguram-Usina-Solar-Noronha-II-.aspx

[3] Ver:

http://www.neoenergia.com/Noticias/Pages/Neoenergia-inaugura-segunda-usina-solar-em-Fernando-de-Noronha.aspx

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.