LOADING

Type to search

Com encontro Macri-Rajoy, Argentina e Espanha estreitam relações

Share

Depois de quase 11 anos, o Chefe de Governo espanhol voltou a se reunir com o Chefe de Estado argentino. Foi em 2007 que o ex-presidente espanhol José Rodriguez Zapatero se encontrou com o presidente Nestor Kirchner. Agora, em 2018, a população argentina volta a presenciar a reunião entre seu máximo mandatário, Mauricio Macri, e o Presidente da Espanha, Mariano Rajoy.

Superados os desentendimentos gerados em 2012 pela expropriação da empresa petroleira Repsol-YPF, Rajoy chegou a Argentina envolvido por um ar de boas expectativas e o desejo de alavancar a cooperação bilateral entre ambos países. Acompanhado pelo seu Ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha, Alfonso Dastis, o mandatário espanhol cumpriu uma agenda de pouco menos de dois dias. Chegou ao país austral na noite da segunda-feira, 10 de abril.

Rajoy durante Encontro Empresarial Espanha-Argentina

Na terça-feira (11 de abril), o presidente Rajoy inaugurou o Encontro Empresarial Espanha-Argentina, que contou com a participação de 60 empresários espanhóis e mais de 200 empresários argentinos. Durante discurso, ele afirmou que a relação com a Argentina mudou consideravelmente nos últimos anos e que a comunidade internacional retomou a confiança de investir no país. Essa mudança de postura se deve, em grande parte, à gestão de Mauricio Macri, cujo posicionamento de abertura ao capital estrangeiro difere com o de sua antecessora, Cristina Kirchner.

Na tarde do mesmo dia, ambos mandatários se reuniram na Casa Rosada em um diálogo inicialmente privado e, em um segundo momento, com seus Ministros de Relações Exteriores para um encontro de caráter mais aberto. Dentre os temas abordados destacaram-se a cooperação em termos de investimentos na Argentina – a Espanha é o segundo maior investidor no país -; e as perspectivas de crescimento de ambos países que, segundo o FMI, são muito semelhantes – entre 2,4 e 2,8% para ambos.

Além disso, Rajoy apontou que a tramitação para inclusão da Argentina na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é nada mais do que “justa” e um mérito do governo atual. Por sua vez, Macri prometeu apoiar a candidatura espanhola para integrar o Conselho de Segurança no biênio 2031-2032.

Outros temas importantes dizem respeito à conclusão do acordo Mercosul e União Europeia e a condenação do regime de Nicolas Maduro. Este último, em especial, mereceu maior destaque, uma vez que tanto o Presidente espanhol como o argentino endureceram o tom para falar sobre a Venezuela e afirmar que não reconhecerão as próximas eleições no país, uma vez que não são consideradas legítimas por uma parcela considerável da população venezuelana.

Mariano Rajoy visita Parque da Memória

Já pela manhã da quarta-feira, 12 de abril, Rajoy visitou o Parque da Memória para render homenagem às vítimas da ditadura argentina, que teve lugar entre 1976 e 1983. Depois de dar uma volta pelo parque e fazer uma oferenda floral, o Presidente conversou com representantes de algumas associações defensoras dos direitos humanos. Chegou-se a perguntar ao Chefe de Governo espanhol quando os perpetradores de crimes contra a humanidade durante o regime franquista seriam punidos, a pergunta, no entanto, foi desviada e não se voltou ao tema.

Antes de retornar para seu país pela tarde, o mandatário espanhol se reuniu com os líderes do Congresso argentino. Espera-se que Mariano Rajoy e Mauricio Macri se reencontrem ainda neste ano (2018), em novembro, para a cúpula do G-20, grupo atualmente presidido pela Argentina. Caso o bom momento entre ambos Estados seja duradouro, espera-se que eles apresentem posição conjunta em novembro, defendendo o livre comércio e rejeitando a postura de protecionismo econômico apresentada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Rajoy e Macri conversam durante visita de Estado” (Fonte):

http://www.lamoncloa.gob.es/presidente/actividades/Paginas/2018/110418-rajoyconferencia.aspx

Imagem 2 Rajoy durante Encontro Empresarial EspanhaArgentina” (Fonte):

http://www.lamoncloa.gob.es/presidente/actividades/Paginas/2018/110418-rajoyconferencia.aspx

Imagem 3 Mariano Rajoy visita Parque da Memória” (Fonte):

http://www.lamoncloa.gob.es/presidente/actividades/Paginas/2018/110418-rajoyconferencia.aspx

Sergio Dorfler - Colaborador Voluntário

Sergio Alejandro Dorfler Bustamante (Bolívia) - De nacionalidade boliviana, é Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Possui experiência e interesse nas áreas de Integração Regional Sul-Americana, Democracia na América Latina, Pensamento Social e Político Latino-Americano e Modelos Alternativos de Desenvolvimento.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!