LOADING

Type to search

Comércio entre o Brasil e os PALOP caiu consideravelmente no mês de maio

Share

De acordo com dados divulgados pelo “Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior” do Brasil, o comércio entre o Brasil e os “Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa” (PALOP) caiu de forma acentuada em maio passado.

 

No mês em análise, foram registradas quedas tanto nas exportações brasileiras como nas vendas dos países da África de língua portuguesa para o Brasil. As exportações brasileiras para Angola, principal parceiro comercial do Brasil nos PALOP, caíram 15,2% em relação ao mês de abril. Por outro lado, a exportação de produtos angolanos para o Brasil caiu 77,4% em relação ao mês anterior.

Moçambique e Cabo Verde, que nos cinco primeiros meses de 2010 ainda tiveram algumas exportações para as terras brasileiras, viram os números cair a quase zero neste ano (2011), e as exportações de Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe para o Brasil chegaram a zero.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.