LOADING

Type to search

Brasil e México pretendem aumentar relações comerciais. Presidente do México visitará Brasil em agosto

Share

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e a Chanceler mexicana, Patricia Espinosa, chefiaram ontem, dia 23 de julho, a reunião da Comissão Bilateral Brasil-México, criada em 2007 com o objetivo de impulsionar o processo de diálogo político sobre diversos temas de interesse comum da agenda regional e internacional de cooperação.

As Delegações indicaram aumento nos intercâmbios comerciais entre Brasil e México, com crescente tendência ao equilíbrio das trocas. Nesse sentido, afirmam que a ampliação do comércio bilateral e a negação de medidas protecionistas são importantes ferramentas para mitigar os efeitos da crise financeira internacional.

A crescente relação comercial favorece o clima de negócios entre ambos os países, comprometendo-se os chanceleres a fomentar a identificação de novas oportunidades de negócios e investimentos e a fortalecer ainda mais as relações econômicas. Para tanto, serão promovidas missões comerciais do México ao Brasil, por ocasião da visita do Presidente Felipe Calderón, em meados de agosto deste ano (2009). A Delegação do México informou que o Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior, Investimento e Tecnologia – COMCE pretende realizar sua Reunião Plenária Bilateral no marco da visita que o Presidente Calderón fará a São Paulo.

Na reunião bilateral ocorrida ontem (23 de julho), os ministros destacaram a abertura do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México e do Consulado do México em Porto Alegre para incrementar a facilitação do fluxo de pessoas entre ambos os países, o que deve atrair impactos positivos ao turismo, aos negócios e ao intercâmbio de estudantes.

Os chanceleres se comprometeram em fomentar o intercâmbio de experiências e identificar possibilidades de cooperação entre as iniciativas regionais de integração nas áreas de infra-estrutura de transporte e telecomunicações, mediante o diálogo entre a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e o Projeto Mesoamérica, antigo Plano Puebla-Panamá (PPP).

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!