LOADING

Type to search

UNCTAD divulga reativação sólida dos investimentos internacionais

Share

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, sigla em inglês), lançou o relatório anual “World Investment Prospects Survey” (WIPS) com foco na crise financeira mundial e seu impacto sobre os planos de investimento das multinacionais.

Neste estudo, especialistas da UNCTAD entrevistaram cerca de 240 executivos das maiores empresas não-financeiras multinacionais sobre os efeitos da crise e as suas estratégias de investimento internacional durante os próximos três anos.

Até 85% dos entrevistados pelos especialistas da agência da ONU consideram que a desaceleração da economia mundial teve um impacto negativo em seus planos de investimentos. No estudo de 2008, somente 40% dos especialistas interrogados compartilham desta opinião.

O relatório conclui que, em curto prazo, as empresas devem diminuir seus Investimentos Externos Diretos (IED) em 2009, devido ao impacto negativo da atual crise econômica. No entanto, os IEDs serão reativados de forma consistente nos próximos dois anos, pois as multinacionais mostraram otimismo sobre a evolução da conjuntura econômica mundial.

O relatório indica que os planos de investimentos para 2009-2011 são semelhantes em todas as regiões, mas, as empresas de países emergentes possuem mais força de recuperação e investimentos do que as empresas dos chamados países desenvolvidos, em especial na Europa.

Os países que formam o Bric – Brasil, Rússia, Índia e China – ocupam quatro dos cinco primeiros lugares preferidos para investimentos até 2011. O Brasil passou da quinta posição no relatório de 2008 para a quarta posição neste ano entre os destinos preferidos de investimentos de multinacionais. A nova posição neste ranking reflete o crescente interesse das multinacionais pelo mercado brasileiro refletindo a queda da atratividade da Rússia para a quinta posição entre os destinos preferidos de investimentos.

 

Acesse o WIPS na íntegra:

http://jornal.ceiri.com.br/wp-content/uploads/2009/07/diaeia20098_en.pdf

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.