LOADING

Type to search

Comissário da UE viaja aos EUA e à América Central para intensificar as relações comerciais

Share

Karel De Gucht, “Comissário de Comércio” da “União Européia” (UE) viajará esta semana a Washington, onde se reunirá com representantes da administração, do Congresso e das empresas norte-americanas para falar do “Programa de Doha para o Desenvolvimento”; debater sobre o futuro do comércio internacional, bem como tratar do desenvolvimento do “Conselho Econômico Transatlântico”* (CET) como instrumento chave para as relações transatlânticas. Após esta viagem, o Comissário europeu viajará à Guatemala, onde representará a UE na “Conferência Internacional em Apoio da Estratégia de Segurança da América Central” (22 e 23 de junho). Juntamente com os ministros de “Comércio e de Assuntos Exteriores da América Central”, com os quais se reunirá tanto nesta ocasião, como em sua posterior visita à Costa Rica, ele reforçará o compromisso pela rápida ratificação e implementação do “Acordo de Associação UE-América Central”, rubricado em março deste ano (2011), contemplando a total abertura de ambos os mercados às exportações industriais. O comissário De Gucht concluirá sua viagem com uma visita à Costa Rica, principal sócio comercial da UE na América Central, onde se reunirá com a ministra de “Comércio Exterior”, Anabel González, para realizar reuniões com a comunidade empresarial local e a sociedade civil em um ato público no qual será debatida a implantação do “Acordo de Associação UE-América Central”.

—————————————-

* O “Conselho Econômico Transatlântico” (CET) foi criado em 2007 e sua missão é supervisionar, orientar e acelerar a execução das tarefas destinadas a aumentar a integração das economias da UE e dos EUA.

FONTES:

Sobre as relações comerciais entre a UE e os Estados Unidos e sobre o CET: http://ec.europa.eu/trade/creating-opportunities/bilateral-relations/countries/united-states/

Sobre o Acordo de Associação UE-América Central: http://ec.europa.eu/trade/creating-opportunities/bilateral-relations/regions/central-america/ Programa de Doha para o Desenvolvimento

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!