LOADING

Type to search

Comitê Econômico e Social Europeu apóia Cooperação Triangular entre UE e China na África

Share

Hoje, 24 de setembro, foi publicado um parecer do Comitê Econômico e Social Europeu sobre a cooperação e o diálogo entre a União Europeia (UE), a África e a China, pontuando se, em matéria de políticas, eles podem, conjuntamente, reforçar as relações de cooperação ,por meio da cooperação triangular, complementando as parcerias bilaterais já existentes.

Em novembro de 2006, a China e a África firmaram uma parceria estratégica no marco do “Fórum de Cooperação China-África”. A cooperação entre estes países está orientada, principalmente, para as trocas comerciais, para os investimentos, os projetos de infra-estruturas, a ajuda nos domínios sociais e a formação técnica.

Em Dezembro de 2007 foi lançada, em Lisboa, a “Estratégia Conjunta África-UE”, identificando como interesses comuns em seu Plano de Ação os seguintes temas: a erradicação da pobreza, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a promoção da segurança, os direitos humanos, a governança democrática, o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a integração da África na economia mundial.

Levando em consideração o histórico existente e as possibilidades da Cooperação da UE com China na África, o Comitê Econômico e Social Europeu acolheu com satisfação a proposta da Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) em iniciar um diálogo sobre esta possível cooperação trilateral, destacando a pertinência em setores específicos como: paz e segurança, infra-estruturas, exploração dos recursos naturais e do meioambiente, agricultura e segurança alimentar.

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.