LOADING

Type to search

Comitiva do governo brasileiro vai à Austrália em busca de parceria para enfrentar desastres naturais e melhorar infraestrutura hídrica

Share

Uma comitiva do “Ministério da Integração Nacional” (MIN), liderada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, se reuniu no dia 23 de agosto, em Canberra, na Austrália, com representantes de entidades privadas e públicas para tratar de temas relacionados a “Defesa Civil”, gestão de águas, irrigação e desenvolvimento regional, informou nota da “Assessoria de Comunicação do MIN”.

 

A principal questão debatida foi sobre a possibilidade de parcerias entre o governo brasileiro e australiano para o enfrentamento e a prevenção de inundações, secas e outros desastres naturais.

Em encontro realizado na “Agência Nacional de Emergência da Austrália” foi verificada de perto a atuação do sistema de gestão de riscos e desastres no país, com foco na “reconstrução e recuperação de cenários, prevenção, mitigação e redução de riscos”*, ressaltou a nota. Cabe lembrar que a Austrália enfrentou no começo deste ano enchentes que causaram fortes estragos, mas a prevenção e a reconstrução são modelos de sucesso.

Durante a viagem também foram estudadas possibilidade de colaborações no campo da infraestrutura hídrica, “principalmente na integração do Rio São Francisco, uma obra de 700 km e que vai beneficiar 12 milhões de pessoas que vivem no semiárido nordestino”**.

Em Sydney, ocorreu uma reunião com o “Allen and Overy”, um dos maiores escritórios de advocacia no mundo, quando “foi apresentada uma visão geral das parcerias público-privadas australianas, com foco especial no setor de infraestrutura e irrigação”***, informou o “Secretário Nacional de Irrigação”, Ramon Rodrigues, citado pela Assessoria do MIN.

Esta visita técnica à Austrália foi apoiada pelo “Banco Mundial” (BM), para estudo e aperfeiçoamento de assuntos ligados ao “Ministério da Integração Nacional”.

—————-

Fontes Consultadas: 

* Ver:

http://www.integracao.gov.br/comunicacao/noticias/noticia.asp?id=6488

** Ver:

http://www.integracao.gov.br/comunicacao/noticias/noticia.asp?id=6504

*** Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,enchente-na-australia-atinge-area-maior-que-franca-e-alemanha,661152,0.htm

Comitiva do governo brasileiro vai à Austrália em busca de parceria para enfrentar desastres naturais e melhorar infraestrutura hídrica

 
Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!