LOADING

Type to search

Congresso Russo pede, ao Governo do país, abertura de Tribunal Internacional para julgar o EI

Share

Na terça-feira da semana passada (em 21 de julho), o Congresso russo encaminhou ao Ministro das Relações Exteriores de seu país, Sergey Lavrov, uma carta solicitando a abertura de um Tribunal para apuração dos crimes cometidos pelo grupo rebelde, autodenominado Estado Islâmico (EI)[1]. A carta foi encaminhada pelo parlamentar Oleg Nilov, que afirmava ser “o EI é uma organização criminosa que necessita ser contida por todo o mundo civilizado, sendo a primeira grande ameaça desde o fim da Segunda Guerra Mundial”.

Especialistas observam que o posicionamento russo diante dos movimentos rebeldes deste grupo tendem a tomar uma escala maior, de acordo com expectativas geradas pelo discurso do Presidente da Federação Russa, Vladmir Putin, na Assembleia Geral da ONU. Isso pode anunciar, de acordo com analistas, uma colaboração da Rússia na solução para a paz nas regiões ocupadas pelas forças desse grupo rebelde.

Conforme apontam analistas, grande parte dessa interpretação se dá pelo fato de algumas unidades da Federação Russa possuírem maioria religiosa muçulmana, o que poderia representar um risco de algum cidadão abraçar a vertente de pensamento de tal grupo rebelde e se tornar uma célula, com acesso livre por sua região ou até mesmo o restante da Federação. Dessa forma, para o Governo russo, a melhor solução em evitar incidentes maiores de terrorismo é abrir uma ação direta de combate ao EI, como o próprio ministro Sergey Lavrov já afirmou em abril, em seu pronunciamento de que “o grupo rebelde ‘Estado Islâmico’ é o principal inimigo da Rússia[2].

———————————————————————————————

Imagem (Fonte):

https://www.iacis.ru/upload/iblock/76a/9d0v7395.jpg

———————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] VerDuma leftists ask govt to initiate international tribunal on ISIS” (Publicado em 21 de julho de 2015):

http://www.rt.com/politics/310341-duma-leftists-ask-govt-to/

[2] VerIslamic State is Russias main foeLavrov” (Publicado em 23 de abril de 2015):

http://in.rbth.com/world/2015/04/23/islamic_state_is_russias_main_foe_-_lavrov_42799.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!