LOADING

Type to search

“Controladoria Geral da União” receberá empréstimo do BID para prevenção e combate à corrupção

Share

De acordo com a nota[1] oficial divulgada pelo “Banco Interamericano de Desenvolvimento” (BID), a “Controladoria Geral da União” (CGU) do Brasil receberá um empréstimo de US$ 18 milhões do BID com objetivo de fortalecer os mecanismos de prevenção e combate à corrupção na gestão pública.

 

Como informa o site da CGU, esta entidade do Governo Federaldeve exercer, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária[2].

Além de ser responsável por fiscalizar e detectar fraudes em relação ao uso do dinheiro público federal, a CGU também é responsável por desenvolver mecanismos de prevenção à corrupção. O objetivo é que as ações não fiquem restritas em apenas detectar os casos de corrupção, mas, principalmente, antecipar-se a eles desenvolvendo meios para prevenir a sua ocorrência.

Este financiamento do BID deverá fortalecer a capacidade operacional da CGU, promovendo boas práticas de gestão de pessoal e o uso intensivo de novos recursos tecnológicos. Os modelos de processos de auditoria e fiscalização serão remodelados e o portal do “Observatório do Gasto Público” será implementado.

Objetivando estender os esforços às unidades subnacionais, serão implantados portais de transparência estaduais e municipais, com ações de capacitação para o aperfeiçoamento das unidades de controle interno, bem como o apoio para a implementação das versões locais de observatórios do gasto público.

————————————

Imagem (Fonte DiárioOnLine):

http://www.diarioonline.com.br/noticia-198194-.html

————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.iadb.org/en/news/news-releases/2013-03-11/10363.html

[2] Ver:

http://www.cgu.gov.br

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!