LOADING

Type to search

OEA exige a restituição de Zelaya às funções presidenciais de Honduras

Share
A Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) publica hoje a Resolução Final sobre a crise política em Honduras, condenando fortemente a ação contra o Presidente Constitucional de Honduras, José Manuel Zelaya Rosales, bem como sua detenção e expulsão do país.

A OEA reafirma que não reconhecerá outro governo que decorra dessa ruptura considerada pelo Órgão como inconstitucional e exige a restituição imediata, segura e incondicional de do ex-presidente às suas funções em 72 horas. Dentro deste prazo o Secretário Geral da OEA, acompanhado de representantes de vários países, realizará gestões diplomáticas para restaurar a ordem política no país.

Caso a missão não obtenha sucesso, o organismo regional aplicará a suspensão de Honduras na OEA, que deverá sofrer isolamento internacional. Com essa medida, espera-se que Zelaya seja restituído para esperar as eleições presidenciais de janeiro.
Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!