LOADING

Type to search

BAD aprova Ajuda Recuperação Econômica ao Paquistão

Share

O Conselho de Administração do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) aprovou dois empréstimos para o Paquistão no total de US $ 500 milhões para ajudar o governo paquistanês a alcançar estabilidade macroeconômica.

O empréstimo foi concedido no marco do AETP2, que é o segundo subprograma do Programa Aceleração Econômico Transformação (AETP – em inglês). Os empréstimos de curto e médio prazo reforçarão as ações do governo do Paquistão, em resposta à crise econômica e financeira global. Eles também estimularão às medidas adotadas pelo Governo em 2008, para amortecer o impacto da skyrocketing global do combustível e os preços dos alimentos.
 
Desse montante, US$ 150 milhões sairão do Fundo Especial do BAD e terá como alvo a “Benazir Income Support Program” (BISP), um programa que se volta para o problema das mulheres pobres. Criado em Outubro de 2008, a rede de segurança social BISP está expandindo sua cobertura atual de 3,5 milhões de famílias para 5 milhões de famílias no próximo ano e pretende atingir 7 milhões até 2011.

Os demais US$ 350 milhões vão ajudar o Paquistão a eliminar distorções no mercado de trigo e a eletricidade, além de melhorar a subvenção segmentada de redes de segurança social. Também irão melhorar o setor energético, solucionando longa dívida acumulada, e atrairá investimentos necessários para a região, que darão suporte a AETP na intermediação financeira que está fazendo no Paquistão.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.