LOADING

Type to search

Brasil inicia Cooperação Técnica com o Afeganistão

Share

No mês de junho foram realizadas duas missões ao Brasil por autoridades do Afeganistão: uma para área política, e outra para a área de agricultura.

O Embaixador do Afeganistão no Brasil, Said Taieb, aponta que as áreas prioritárias de cooperação entre os dois países devem ser as seguintes:

 

 

1. Agricultura: manejo de soja, trigo, e frutas de clima temperado, bem como processamento de alimentos.

 

2. Estatística: elaboração de censo demográfico.

 

3. Eleições: tratando da questão de pleitos eleitorais (registro de eleitores, contagem de votos e demais providências para as eleições gerais, previstas para dezembro de 2009).

 

4. Gestão empresarial: formação de pequenas empresas.

 

5. Segurança: controle de fronteiras, combate ao contrabando e ao narcotráfico e erradicação do cultivo da papoula. 

 

As primeiras missões enviadas ao Brasil tiveram a oportunidade de conhecer o sistema jurisdicional e de organização da Justiça Eleitoral brasileira, bem como se deu a evolução do sistema eleitoral brasileiro. Já a comitiva do Ministério de Agricultura, Irrigação e Pecuária do Afeganistão, em missão para prospecção agropecuária, conheceu as instalações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); centros da Embrapa e cooperativas.

 

Essas iniciativas são o início concreto do interesse no aprofundamento da relação entre Brasil e Afeganistão para realizar cooperação nas áreas econômica e técnica.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.