LOADING

Type to search

Share

Neste inicio de mês (novembro), a China lançou com sucesso a nave espacial “Shenzhon-8”, um projeto aeroespacial tripulado que contou com a Cooperação de chineses e alemães. Após seu sucesso, o governo chinês comunicou que deseja novas cooperações para eventos do gênero, o que foi correspondido pelos Estados Unidos.

 

Segundo o chefe da NASA, Charlie Bolden, em reunião no “Capitol Hill” (Washington D.C), os EUA podem cooperar com os chineses. “Algum engajamento com a China em áreas relacionadas com o espaço no futuro podem formar a base para o diálogo e a cooperação de maneira consistente com os interesses nacionais de ambos os países, quando baseados nos princípios da reciprocidade, transparência e benefício mútuo”*, afirmou o chefe da NASA.

Os norte-americanos e os russos, atuais potências espaciais, não tem um “Projeto Espacial Tripulado” até o ano de 2017 e, para Moscou, este tipo de Programa não é uma de suas prioridades. A China já está programando um novo “Programa Tripulado” para o ano de 2012, onde se abrem possibilidades para a “Cooperação Internacional”.

Atualmente, a NASA tem parceria com “Programas Espaciais” chineses, mas ela é inexpressiva. Esta fraca parceria resulta de uma Lei do deputado Frank Wolf (R-Virginia), que proíbe o uso de recursos federais para trocas científicas com a China e de outra Lei nacional de não-cooperação.

Embora haja motivos internos para restringir as relações com Beijing em “Projetos Aero-Espaciais”, Bolden defende que é interessante para seu país manter trocas cuidadosamente controladas com os chineses, em operações como o vôo e a exploração espacial.

———–

Fontes:

* Ver Estadão:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,chefe-da-nasa-diz-que-eua-podem-cooperar-com-a-china-no-espaco,794603,0.htm

Ver Também “Nota publicada no Jornal do Ceiri”:

http://jornal.ceiri.com.br/2011/11/03/%E2%80%9Ccooperacao-china-alemanha%E2%80%9D-%E2%80%9Cshenzhou-8%E2%80%9D-e-lancado-com-sucesso/

Ver também CRI:

http://portuguese.cri.cn/561/2011/11/03/1s141925.htm


Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!