LOADING

Type to search

“Corporação Financeira Internacional” conclui programa de cooperação com os Bancos Centrais de Etiópia, Moçambique e Tanzânia

Share

A “Corporação Financeira Internacional” (IFC, sigla em inglês), instituição do grupo “Banco Mundial” para o setor privado, divulgou na última sexta-feira, dia 5 de março, a conclusão de um programa de cooperação com os Bancos Centrais da Etiópia, Moçambique e Tanzânia com o objetivo de melhorar a qualidade da avaliação do risco de crédito na África.

 

No comunicado, a instituição considera que a ausência de avaliação do risco de crédito limita a disponibilidade dos serviços financeiros oferecidos pela banca comercial, além disso, as empresas de menor porte só têm a perder com essa ausência, uma vez que não podem estabelecer a sua avaliação creditícia.

A IFC patrocinou uma série de encontros regionais que reuniram Bancos Centrais, instituições financeiras, associações nacionais de banqueiros e bancos comerciais. Eles se iniciaram no dia 1 de Março, em Addis Abeba, Etiópia, terminaram na sexta-feira passada, em Maputo, Moçambique.

As economias africanas são mercados onde os indivíduos e as empresas têm grande dificuldade para obter crédito. O relatório da IFC-Banco MundialDoing Business 2010“, colocou a Tanzânia na 87ª posição e a Etiópia e Moçambique na 127ª posição no ranking do índice de facilidade para fazer negócios. Este índice mede o quanto o ambiente regulatório promove o funcionamento de negócios, em determinado país.

Cabe ressaltar que o “Doing Business 2010” informa que o comércio entre fronteiras do Brasil está no mesmo patamar de países como Etiópia (África), Guiné Equatorial (África) e El Salvador (América Central). E perde para nações como Djibuti e Cabo Verde, na África, que exigem cinco assinaturas para exportação e para importação. Já a França é o país menos burocrático para exportar ou importar.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.