LOADING

Type to search

Saab investirá na criação do “Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Alta Tecnologia” no Brasil

Share

A “Prefeitura de São Bernardo do Campo” e a “Saab”, fabricante sueca do avião-caça Gripen, formalizaram ontem, 2 de dezembro, o compromisso do investimento de US$ 50 milhões para a criação do “Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Alta Tecnologia”.

Com esta formalização, foi iniciado o desenvolvimento do novo “centro de inovação e pesquisa sueco-brasileiro” em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo.

 

Os principais setores do centro serão o aeroespacial, o de defesa e o de inovação urbana, como, por exemplo, a “segurança civil”. “O Centro de Pesquisa e Inovação formará uma ponte entre o Brasil e a Suécia, um pólo que identificará, desenvolverá e apoiará os projetos de cooperação bilateral de alta tecnologia e novas tecnologias para uma sociedade sustentável”, declarou o Presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe. O Centro criará parcerias e redes de oportunidades para os governos brasileiros e suecos, entidades acadêmicas e industriais com interesse em expandir a cooperação entre os dois países.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, afirmou já ter conversado tanto com o ainda presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, como com a presidente eleita, Dilma Rousseff. “Acho que as chances [da Saab ganhar o processo de licitação para a renovação da frota de 36 aviões-caça da “Força Aérea Brasileira”] aumentaram depois das conversas. De qualquer forma, o governo vê com bons olhos prefeitos que se movimentam para conquistar mais investimentos”.

“A Saab andou mais rápido do que seus concorrentes, transferindo tecnologia e conhecimento para o Brasil. Um aporte dessa magnitude vai beneficiar não só São Bernardo, mas a região como um todo”, complementou Marinho.

Na corrida pela vaga também está o “Consórcio Rafale International” – joint-venture formada pela “Dassault Aviation”, Snecma e Thales -, que nesta semana, assim como a Saab, realizou visitas na “Faculdade de Engenharia Industrial” (FEI) e na “Universidade Federal do ABC” (UFABC), para a possibilidade do desenvolvimento de futuros projetos, caso a francesa seja vencedora da concorrência.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.