LOADING

Type to search

A China assina acordos de cooperação com Mianmar

Share

O primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, se encontrou ontem, dia 3 de junho, com o Primeiro-Ministro de Mianmar, Thein Sein, em Naypyitaw, cidade birmanesa. A visita da autoridade chinesa teve como objetivo criar caminhos para manter os laços diplomáticos e econômicos.

Os dois ministros acordaram em manter a cooperação na área de segurança para preservar a estabilidade e a paz na fronteira entre os dois países e um melhor estreitamento diplomático, com o objetivo de preservar os 60 anos de relações diplomáticas bilaterais.

A cooperação econômica é uma peça chave para atender a ambos, pois Mianmar possui recursos naturais abundantes e muitas necessidades financeiras, algo que atrai os chineses e desperta o interesse de investimentos da China.  

Tendo em vista as necessidades bilaterais, ficou acordado que a China irá cooperar e ajudar nos projetos de infra-estrutura de Mianmar, principalmente na construção de uma hidrelétrica e um gasoduto.

Para alguns analistas, a visita foi uma resposta às críticas dos Estados Unidos e de alguns países europeus pela falta da evolução no processo de democratização de Mianmar. Outros vêem a visita apenas como “manutenção de interesses” econômicos.

De fato, o país está prestes a realizar a primeira eleição após 20 anos e a visita de autoridades do alto escalão vindos da China é importante para manter um alinhamento preferencial com os chineses.

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!