LOADING

Type to search

A cidade brasileira de Vila Velha (ES) e a cidade chinesa de Qingdao firmaram termo de cooperação para desburocratizar a movimentação de produtos nos portos das duas cidades

Share

No dia 11 de outubro, Vila Velha (ES) e a cidade chinesa de Qingdao reafirmaram a condição de cidades irmãs com a assinatura de convênios de cooperação que vão estreitar suas relações comerciais e culturais. A primeira delas aconteceu na sede da Prefeitura de Vila Velha, com o objetivo de estabelecer princípios de igualdade e benefício mútuo nas áreas de educação, cultura, comércio e diplomacia, além do setor portuário.

O primeiro termo de cooperação assinado foi na área econômica, que envolveu o “Terminal Portuário de Vila Velha” (TVV). A parceria vai desburocratizar a movimentação de produtos chineses e brasileiros nos portos das duas cidades.

Para o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, esta parceria é importante e já está rendendo bons frutos. “Em nossa visita a Qingdao, no ano passado, iniciamos contatos comerciais que estão se tornando realidade, pois alguns empresários do município já estão realizando operações de exportação para a China. Esse é o caminho do desenvolvimento entre as duas cidades, que queremos intensificar cada vez mais”, avaliou Fraga.

A idéia desse termo de cooperação é facilitar o entendimento entre os dois portos, o de Vila Velha e o de Qingdao. Essa facilidade envolve o processo de liberação de cargas, redução de tarifas e, principalmente, a burocracia que envolve a liberação de cargas”, destacou o Prefeito.

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!