LOADING

Type to search

A cidade de São Mateus, Espírito Santo, busca atrair investidores chineses, firmando parceria com a cidade de Luoyang

Share

Com o objetivo de conhecer as indústrias chinesas que têm nteresses em expandir os investimentos no Brasil, uma equipe da prefeitura de São Mateus, Espírito Santo, foi à China assinar uma “carta de intenções” com a cidade de Luoyang, da província de Henan. A comitiva mateense ficou oito dias no país asiático e chegou a São Mateus no último dia 3 de julho.

Segundo o “Secretário de Planejamento de São Mateus”, Willian Zanni, a parceria entre as duas cidades apresenta múltiplas oportunidades comerciais, de parcerias e de investimentos. “A China é um gigantesco mercado com 1,3 bilhões de consumidores, que consome cada vez mais produtos primários. Há de se pensar, quem sabe, em uma futura exportação de produtos agrícolas de São Mateus. Ainda é um projeto embrionário que pode trazer bons resultados”, esclareceu Zanni.

Além de conhecer as indústrias com interesses em expandir os investimentos para o Brasil, a comitiva conheceu o sistema de produção e distribuição de energia elétrica, além do processo de tratamento de água. “Conhecemos boas idéias que podem ser aproveitadas nas cidades brasileiras, mas nem tudo funcionaria bem aqui, devido, principalmente, as diferenças culturais do povo chinês e do brasileiro”, destacou Zanni.

O convênio de cidades-irmãs entre São Mateus e Luoyang já traz benefícios para os estudantes mateenses. A “Universidade Vale do Cricaré” (UNIVC) iniciou o programa de intercâmbio com a “Universidade de Luoyang” em abril deste ano, quando três universitários do curso de direito e administração foram para o país asiático para estudar o dialeto mandarim e aprender a lidar com a cultura de negócios dos chineses.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!