LOADING

Type to search

ALBA intensifica estratégias de associação para seu fortalecimento

Share

Na semana passada, durante um encontro entre representantes da China e dos países da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), foram analisadas propostas de cooperação.

 

Funcionários da chancelaria e do Partido Comunista da China, bem como representantes da Academia de Ciências Sociais, de universidades, empresários e banqueiros, participaram da reunião titulada “Encontro Político com a ALBA”.

Os embaixadores Rocío Maneiro (Venezuela), Carlos Miguel Pereira (Cuba) e Washington Hago (Ecuador), bem como o agregado militar de Bolívia, Miguel Ángel Rojas, qualificaram a ALBA como sendo um mecanismo integrador eficaz, de nova vertente e uma alternativa ao enfoque neoliberal da ALCA, promovido pelos EUA, e resulta um processo político e socioeconômico, destacaram.

Os representantes da ALBA afirmaram ainda que  há grande espaço para que as empresas chinesas participem nos projetos da ALBA e, mais adiante, serão realizadas reuniões específicas para concretizar negócios com as empresas chinesas.

Durante o encontro também foi mencionada a possibilidade de uma futura cooperação financeira entre o Banco da ALBA e as instituições financeiras de outros países, entre elas as chinesas.

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.