LOADING

Type to search

Alemanha e Rússia acertaram elevar o nível de cooperação em segurança

Share

Após as reuniões dos dias 4 e 5 na vila de Meseberg, norte da Alemanha, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Dmitri Medvedev, acordaram elevar o nível de cooperação em segurança entre a “União Européia” (UE) e a Rússia. 

Para a elevação desta cooperação, Rússia e Alemanha sugerem a criação de um “Comitê Rússia-EU” sobre política externa e segurança em status ministerial.

Em particular, o Comitê poderá ser autorizado a ter um fórum para troca de opiniões sobre questões atuais da política e da segurança internacionais e desenvolver diretrizes para operações civis-militares da Rússia e UE para a gestão de crises“, indica o memorando assinado ao final do encontro.

Segundo Merkel, no âmbito da cooperação entre UE e Rússia, o “Comitê de Segurança”, situado na sede da UE, “pode ser estendido pelos ministros das relações exteriores dos países da UE e da Rússia“. Supõe-se que o Comitê seja liderado pelo “Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa”, Sergei Lavrov, e pela “Alta Representante da Política Externa” européia, Catherine Ashton.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.