LOADING

Type to search

Angola e EUA em busca de uma “Associação Estratégica”

Share

Os EUA observam a tendência de Angola se tornar uma potência regional na África. Neste sentido o economista angolano Alves da Rocha afirmou à imprensa, em Luanda, que “o alcance dessa posição significa que há um espaço na África que pode ser cada vez mais conquistado, a julgar pela capacidade econômica que Angola vem apresentando nos últimos anos. Por isso, são necessários mais investimentos e atitude empresarial”.

Seguindo o contexto, Angola e Estados Unidos iniciarão hoje, dia 28 de junho, consultas para a constituição da “Comissão Bilateral” para trabalhar na implantação de um acordo quadro entre os dois países.

A “Comissão Bilateral” visa o estabelecimento de uma parceria estratégica que vá além do comércio do petróleo que, de acordo com informações divulgadas pela “AngoNotícias”, é responsável por mais de 90% dos negócios entre ambos os países.

Esta iniciativa estava prevista no acordo assinado no dia 19 de maio de 2009, pelo “Ministro das Relações Exteriores de Angola”, Assunção dos Anjos, e por Ron Kirk, administrador da “Agência Nacional para o Comércio e Investimento dos EUA”.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!