LOADING

Type to search

APEC combaterá protecionismo e defende a retomada da Rodada de Doha

Share

Os Estados Integrantes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) –  Austrália, Brunei, Canadá, Chile, República Popular da China, Hong Kong, Indonésia, Japão, República da Coréia, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, República das Filipinas, Federação Russa, Singapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietnam – demonstraram vontade política e comprometimento em combater o protecionismo e a retomar as negociações da Rodada de Doha, em reunião de ministros de Comércio realizada hoje, em Cingapura.

 

No âmbito do APEC, os 21 Estados assinaram uma declaração final pela qual se obrigam mutuamente a “facilitar os fluxos comerciais e de investimento e manter os mercados abertos”, apesar da atual conjuntura de crise financeira mundial, demonstrando que a abertura se mostra como a solução para amenizar a crise nos países ao fomentar o comércio e o desenvolvimento.

A declaração final também divulgada faz referência à conclusão das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), sobre a redução das barreiras ao comércio internacional como ponto chave para a recuperação econômica global.

O APEC assinalou que é necessário planejar uma agenda de “crescimento inclusivo” que ofereça proteção e inclusão aos mais vulneráveis, pois a globalização e a liberalização do comércio até o momento não beneficiam todos os segmentos da sociedade, mas este quadro pode ser modificado, utilizando novas estratégias da globalização e do livre comércio para a inclusão global.

Outra preocupação dos países membros foi a de se comprometerem a empregar medidas econômicas de estímulo para fomentar as tecnologias limpas e a eficiência energética, como forma de garantir um “crescimento sustentável” mundial.

O APEC realizará sua cúpula anual em novembro, também em Cingapura, cuja agenda também se centrará em medidas práticas para a recuperação econômica.

Para mais informações sobre o APEC acesse: http://www.apec.org/

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta