LOADING

Type to search

Share

Nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, foi iniciado o encontro ministerial dos países membros do fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC, sigla em inglês). Estas reuniões ocorrem anualmente com a participação de Ministros dos 21 países membros, destacando-se o Japão, a China e os Estados Unidos.

Ontem, dia 12 de novembro, no segundo dia do encontro, foi divulgado um comunicado conjunto, indicando a necessidade de uma estratégia de longo prazo para o crescimento sustentável. Foi proposto que todos os países participantes apresentem suas políticas, até a próxima reunião ministerial, que será realizada em 2010.

Além das questões relacionadas ao desenvolvimento e a sustentabilidade, o comunicado ressalta que devem ser tomadas medidas para fomentar o comércio de eletrodomésticos, eletrônicos e de produtos e serviços ecológicos.

Também foi divulgada uma proposta para que, até o final do próximo ano, seja mapeado um caminho para a criação de uma zona de livre comércio entre os membros da APEC.

Tags:
Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta